Escolha uma Página

 

Com a missão de fortalecer a economia circular, a Pasárgada – oficina de sustentabilidade lança mais uma edição do curso
TODO LIXO É UM ERRO DE DESIGN.

O conteúdo de 16h se propõe a desconstruir e reconstruir conceitos para uma sociedade lixo zero, destacando o papel do designer como estratégico na construção de uma sociedade mais justa e duradoura, a importância do ecodesign e de projetos focados em sustentabilidade.

Técnicas, metodologias, conceitos e ferramentas você encontra neste conteúdo que evidencia o designer como um porta voz das de escolhas, extraindo respostas através de metodologias que ressignificam demandas e recursos e reconhecem condições de mercado através de mapeamentos intuitivos e execução criativa.

O trabalho combina a compreensão teórica e prática e promovem a capacitação do participante no desenvolver soluções projetuais para produtos e serviços baseados em uma visão mais ampla da sociedade e dos bens de consumo.

Em tópicos:

– Conceito de design para sustentabilidade.
– O papel do designer na sociedade atual
– Design when everybody designs
– Lifestyle
– Redesign
– Maneiras que a oda pode contribuir para sustentablidade
– Maneiras e processos para concepção de produtos e serviços.
– 100% renovável.

Objetivos:

1. Analisar coletivamente e refletir sobre a responsabilidade dos profissionais ligados ao desenvolvimento de produtos e serviços.
2. Instigar os participantes a refletirem sobre suas atividades profissionais e a levarem para seus projetos novos conceitos de desenvolvimento social e econômico (é caro produzir resíduos) pautados na construção de uma sociedade duradoura e na produção sustentável de bens e serviços.

DIAS E HORÁRIOS

Data de início: 25 de maio 2019 (sábado)
Data de término: 26 maio 2019 (domingo)
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 19h
Carga horária: 16 horas

PÚBLICO-ALVO

Agências de publicidade. Concebedores de produtos e serviços. Acadêmicos, designers de serviço, pessoas que criam interação com clientes, arquitetos, profissionais ligados ao desenvolvimento de produtos e público em geral preocupados na não geração de resíduos.

CERTIFICADO

Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Conceitos de Sustentabilidade, Ecoeficiência, Ecoconcepção e Ecodesign;
– Ciclo de vida e Seleção de Materiais;
– Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde;
– Papel social/ecológico do design;
– Design para Sustentabilidade;
– Proposta de um tema para exploração pelos participantes;
– Dinâmica de projeto – contextualização do tema / mapas mentais e pesquisa;
– Apresentação das soluções e justificativas.

MINISTRANTE

FABÍOLA CRISTINA PASA PECCE
Fabíola Pecce é fundadora da Pasárgada – oficina de sustentabilidade. Formada em Comércio Exterior, área que atuou por quase duas décadas. Complementou os estudos com duas especializações, uma em E-business e outra em Gestão Ambiental. Atua como coordenadora de projetos, é apaixonada por logística e catalisadora da economia circular.
Aprendeu logo que resíduo no lugar certo passa a ser insumo e, passando a ser insumo minimiza extração de recursos, por isso, dedica seu tempo a designers e projetos que minimizem impactos auxiliando no desenvolvimento de produtos e processos para que operem com impacto ambiental positivo. Criadora do Prêmio Ecodesign da Casa Brasil. Adora plantar, colher e pessoas que andam de bicicleta.

 

× Como posso te ajudar?