Escolha uma Página

Agora que você já experimentou, sentiu a vibe  e decidiu trabalhar em um coworking, vamos dar uma conversada sobre as regrinhas para uma boa convivência nesse espaço? Em um espaço de trabalho coletivo e colaborativo cada pessoa possui um perfil e uma dinâmica com rotinas diferentes, por isso é importante que a “política da boa vizinhança” seja bem forte e respeitada. Elaboramos um conjunto de dicas aqui:

1. Não fale alto no telefone (ou pior, com o viva-voz ativado)

Essa é, sem dúvida alguma, a reclamação mais frequente nos espaços compartilhados. Dá para acreditar que tem gente que não se dá conta de que está atrapalhando todo mundo? É claro que um coworking não é uma biblioteca e dificilmente vai ser um ambiente completamente silencioso. Ninguém está pedindo para você não atender o telefone na sua mesa, mas é bacana tentar controlar o volume da voz e, obviamente, evitar escutar a ligação no viva-voz. Use os espaços destinados para reuniões ou ligações!

Aqui no Lab 1188, por exemplo, temos as salas de atendimento e a recepção, aproveite então para tomar um cafezinho enquanto resolve esse pepino. Se for usar o deck certifique-se que seu tom de voz não está atrapalhando ninguém que está concentrado trabalhando. O telefone é uma das situações mais desagradáveis do dia a dia de um coworking, porque todos ficam constrangidos e incomodados. Nesses casos faça uma pergunta: você gostaria de ter que pedir pro colega ao lado desligar o telefone ou falar mais baixo?

2. Não seja espaçoso demais

Saiba respeitar os espaços coletivos, bem como a mesa do seu vizinho. Um grande volume de objetos ocupando a mesa do lado da sua estação não é o ideal. Compreendemos a necessidade de ter seu material de trabalho acessível, porém não pode ultrapassar o seu espaço. Quem usa o coworking pra trabalhar apenas um turno tem que ter em mente que outra pessoa ocupa esse lugar no outro turno, portanto quer receber a estação nas mesmas condições que você recebeu.

Vou incluir aqui o cuidado com as refeições. Comer uma banana enquanto trabalha na sua mesa é tranquilo, mas mandar uma macarronada cheia de molho de tomate na mesa de trabalho  pode não ser muito bacana. Nos espaços coletivos tenha o cuidado de não deixar as xícaras sujas, embalagens com (ou sem) comida onde você sentou, o fone de ouvido ou objetos pessoais soltos, até por uma questão de segurança com os teus pertences.

3. Evite espalhar aromas excessivos ou desagradáveis pelo espaço

Essa é a nossa forma sutil de abordar um tema delicado. Alguns problemas recorrentes: colegas que exageram no perfume ou coworkers que resolvem comer algo com cheiro muito forte na estação de trabalho. Nossa dica é: cuidado com os excessos e tente perceber se você não está incomodando as pessoas ao seu redor.

4. Leve seu fone de ouvido

Mesmo que você não goste de ficar ouvindo música enquanto trabalha, ou se as suas demandas não permitem esse luxo, carregue sempre o seu fone de ouvido. Vou te dar três motivos para isso:

1- Sempre vai ter algum vídeo que você vai querer espiar no Youtube, e ninguém mais é obrigado a ouvir o áudio com você;

2- Em alguns momentos de maior agitação da galera do office, talvez você precise colocar os fones para conseguir se concentrar;

3- O fone na orelha é um sinal que você dá para os demais que você está ocupado e/ou nem um pouco a fim de papo.

5. Limpe sua sujeira

No Lab temos uma pessoa que faz o serviço de limpeza duas vezes na semana, é importante lembrar que ela está aqui pra deixar nosso ambiente limpo e cheirosinho e precisamos preservar isso. Não preciso nem falar que é você que lava sua caneca de café, né? As regras da pia são claras: lave, seque e guarde. Dê preferência por adotar sua caneca para que tenhamos sempre xícaras limpas pra receber os teus clientes ou convidados. Farelos, comida ou papel no chão não são bem vindos. Quero lembrar também que aqui no Lab 1188 separamos o lixo, então escolha sempre a lixeira certa.

6. Respeite os espaços que precisam ser reservados

Você até pode aproveitar que não tem ninguém na sala de reuniões para fazer aquela ligação importante, mas é sempre bom conferir se você pode fazer isso. Mesmo que o uso dessas salas esteja incluso no seu pacote como coworker, é importante conferir a agenda, para se certificar que mais ninguém reservou aquele local.

Ah, e quando for utilizar a sala para uma reunião, não extrapole seu horário. Lembre-se que provavelmente haverá uma reserva depois da sua, uma outra reunião com horário marcado.

7. Ajude nas ações colaborativas do dia a dia

Mais uma vez, mesmo que o coworking possua pessoas responsáveis pela limpeza ou pelo cafezinho, vale ajudar sempre que possível. Por exemplo, se na sua vez de pegar café a térmica der sinal de que o líquido sagrado está perto do fim, avise aos responsáveis ao invés de virar as costas e deixar o próximo colega sem café. Ou então se ao ir no banheiro o papel higiênico acabar, nos avise para que os itens sejam repostos.

8. Respeite o momento de trabalho dos demais coworkers

Nós sabemos que ser amigável é importante para criar conexões no espaço compartilhado, mas também é importante saber respeitar os limites dos colegas. Talvez você consiga fazer o seu trabalho enquanto bate-papo, mas alguém que está tentando escrever um artigo provavelmente vai precisar um pouco de silêncio para focar.

Não puxe papo toda hora e perceba os sinais de “não perturbe”. Você não vai ver uma placa com esses dizeres, mas é importante perceber se o colega ao lado está com fone no ouvido ou com uma feição concentrada. Será mesmo que essa é a hora de interromper para comentar os gols que o seu time fez ontem?

Tudo bem até aqui né?

Eu entendo que a cultura do compartilhamento é bastante nova e que estamos em constante aprendizado sobre essa nova forma de trabalhar, e é por isso que guias como esse são necessários. Não é nada pessoal com nenhum colega específico, isso é só um guideline para melhorar o ambiente. Se você acha que faltou algum tópico específico neste texto, chega aqui e compartilha tua dica conosco. Vamos estar sempre atualizando essa lista conforme vivermos novas e desagradáveis situações. 

*Esse texto foi escrito com referência ao post original “Guia de boa convivência do coworking” publicado no site coworking Brasil em Julho/ 2018.

× Como posso te ajudar?